Programação

Introdução ao R

R é uma linguagem de programação especialmente voltada para o tratamento de dados e estatística. É um software livre e de código aberto (free and open source), desenvolvido pelos estatísticos Ross Ilaka e Robert Gentleman a partir de 1993, inicialmente como um subconjunto da linguagem S. Em sua instalação básica R contém um grande número de funções estatísticas (modelagem linear e não linear, testes estatísticos clássicos, análise de séries temporais, classificação, agrupamento e muitos outros) e voltadas para a geração gráficos amplamente customizáveis. Além disso sua funcionalidade pode ser estendida por meio da instalação de pacotes (packages) muitos deles criados e disponibilizados por usuários.

Pode-se interagir com R diretamente através de comandos de linha em um terminal ou por meio de alguns IDEs (ambientse de desenvolvimento integrados). Neste estudo usaremos o RStudio ….

Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

O aperfeiçoamento de tecnologias da informação, não diferente de outras tecnologias, tem causado grande impacto na sociedade humana. Grande parte deste impacto é positiva no sentido de aprimorar a experiência do indivíduo, liberando-o de tarefas mecânicas pesadas ou atividades intelectuais extenuantes. No geral a tecnologia amplia a capacidade humana de transformação da natureza ao mesmo tempo em que facilita a exploração científica que, por sua vez, realimenta o avanço tecnológico. No entanto os mesmos aspectos que podem ser benéficos também podem introduzir desafios. Máquinas, como ferramentas mecânicas, aumentam a eficiência e produtividade de um indivíduo, colateralmente provocando desemprego e concentração de renda.

Da mesma forma máquinas eletrônicas que simulam as atividades de cognição e interpretação humanas …

Linguagem de Scripts para Linux : Introdução ao BASH

Para interagir com o seu sistema operacional (no nosso caso o Linux) você pode usar interfaces gráficas ou GUI (graphic user interfaceem>, as famosas janelas) ou rodar um programa que permite que os comandos sejam inseridos um a um através de linhas de comando (command line interfaces, CLIs). Existem vários destes programas (ou Shells) mas trataremos aqui de bash (Bourne Again SHell, uma versão muito usada e já instalada na maioria das distribuições linux.

Muitas vezes, quando você usa um computador, uma tarefa pode ser realizada mais facilmente através de um comando de linha, escrito em um terminal. Por exemplo, suponha que queremos obter em um texto toda a lista de músicas que se encontram no diretório (ou pasta). Uma forma de fazer isto seria a seguinte:

Abra o terminal e digite…